CompararComparando ...

Latvala busca a concretização do sonho

Artigo
Latvala busca a concretização do sonho

[jwplayer mediaid=”18623″]

Envolvido na luta pelo título mundial de ralis, Jari-Matti Latvala entrou no Rali de França, que se disputa na região da Alsácia, com o objectivo de vencer. Não porque acredite ter muitas hipóteses de tirar o campeão do Mundo, Sébastien Ogier, do primeiro lugar mas porque seria o “concretizar de um sonho ganhar uma prova de asfalto”, como admitiu antes da prova começar.

Depois de liderar até sair de estrada na Alemanha, o finlandês entrou muito bem na jornada gaulesa do WRC e lidera com uma vantagem de 8,2s sobre o seu companheiro na Volkswagen, Andreas Mikkelsen, que é o segundo classificado. Na terceira posição surge o Kris Meeke, em Citroën DS3 WRC, a 23,1 da liderança.

Kris Meeke procura um lugar no pódio

Kris Meeke procura um lugar no pódio

Sébastien Ogier, habituado a andar entre os primeiros, não surge na frente. Aliás, o francês está muito atrasado na classificação devido a dois percalços que teve na sessão matinal deste primeiro dia de competição. Primeiro, um sensor da caixa de velocidades avariado fez com que o campeão do Mundo perdesse cerca de quatro minutos na segunda especial da etapa. Logo a seguir, e com o atraso, o seu co-piloto, Julien Ingrassia não se apercebeu que o terceiro troço começaria mais tarde e a equipa acabou por penalizar mais quatro minutos por ter entrado no controlo cedo demais.

“Se são quatro ou oito minutos, não importa muito. Penso que eles estão contentes porque ambas as coisas aconteceram na mesma prova e não em duas”, afirmou o líder da Volkswagen Motorsport, Jost Capito. Contudo, e apesar de na assistência, a equipa ter substituído a caixa de velocidades no Polo WRC, Ogier e Ingrassia caíram para a 40ª posição e estão a lutar desenfreadamente para recuperar até aos lugares pontuáveis e minimizar as perdas. A tarefa não tem sido fácil, até porque a quebra de um amortecedor no carro alemão implicou mais tempo perdido em dois troços. No final do dia, terminaram fora do top-30 a quase nove minutos de Latvala.

Dani Sordo é o melhor entre os Hyundai

Dani Sordo é o melhor entre os Hyundai

No quarto posto surge o melhor Hyundai, neste caso pilotado pelo espanhol Dani Sordo, enquanto o quinto lugar é de Mads Ostberg, no segundo Citroën. Hirvonen é o melhor entre os Ford presentes e parte para o segundo dia de rali em sexto, a 1m02,9s de Latvala e a apenas um segundo de Ostberg.

Mikko Hirvonen está muito perto do quinto classificado

Mikko Hirvonen está muito perto do quinto classificado

Entre os pilotos que tiveram problemas no dia inaugural do Rali de França, Elfyn Evans foi o que mais teve de se esforçar para terminar. Um problema eléctrico no Ford Fiesta deixou-o parado a cerca de 150 metros da assistência. O jovem galês, juntamente com o seu co-piloto, teve de empurrar o carro até ao controle. Mas a tarefa não foi fácil pois o percurso era a subir. Ainda assim, a equipa manteve-se em prova e evitou regressar amanhã em Rally 2 com as respectivas penalizações. “Agora estou bem, mas na altura não. Acho que ainda não estou preparado para competir no Mundial de Strongest Man”, brincou Evans que caiu de quarto para 11º devido a uma penalização de 1m40s por ter falhado o controle em dez minutos.

Amanhã, o Rali de França continua com mais sete classificativas. A primeira começa às 7h30 (hora de Portugal).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon