CompararComparando ...

Moia arranca em 2017: VW cria a sua própria Uber

Artigo
Moia arranca em 2017: VW cria a sua própria Uber

Chama-se Moia a mais recente marca do Grupo VW, a sua décima terceira. Sob a sua égide serão desenvolvidas e comercializadas as novas soluções de mobilidade do grupo germânico, que já anunciou pretender transformar-se num “fornecedor líder, a nível mundial, de mobilidade sustentada, como definido pelo plano TOGETHER – Strategy 2025” – aquele que define a sua orientação estratégica até meados da próxima década. Sedeada em Berlim, a Moia criará tais soluções de forma independente ou em parceria com cidades e sistemas de transporte já existentes, com o objectivo de tornar-se, a médio prazo, numa das empresas de topo, neste domínio, a nível mundial.

Começará por contar com uma equipa de cerca de meia centena de elementos, que crescerá rapidamente até final do próximo ano. A sua principal missão será assegurar a mobilidade individual para todos, de modo conveniente, ao alcance do simples toque num botão, a preços acessíveis e sem que seja necessário possuir automóvel próprio. Numa primeira fase, o seu maior potencial de negócio da Moia será a disponibilização de serviços de transporte individual através de uma App (um pouco à semelhança do proposto pela Uber, e potenciando o investimento feito na Gett pela VW, uma das maiores empresas do género a nível mundial), bem como no transporte partilhado, cujos primeiros projectos está previsto comecem a ser implementados já em 2017.

Como não podia deixar de ser, a condução autónoma será outro elemento fulcral para a actividade da Moia: já em 2019, a empresa deverá testar protótipos de veículos autónomos na sua frota, para, em 2021, contar com frotas integralmente constituídas por veículos autónomos em algumas cidades europeias.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon