CompararComparando ...

Novo Audi e-tron Sportback: na Primavera com até 446 km de autonomia

Artigo
Novo Audi e-tron Sportback: na Primavera com até 446 km de autonomia

Como anunciado, a Audi revelou no Salão de Los Angeles o e-tron Sportback, o seu novo SUV coupé de propulsão exclusivamente eléctrica. Disponível para encomenda já este mês, tem a chegada das primeiras unidades agendada para a Primavera de 2020, apresentando como principal cartão de visita uma autonomia máxima de 446 km no ciclo WLTP.

Prometendo combinar a habitabilidade de um SUV com a elegância de um coupé de quatro portas e as valências de um automóvel eléctrico, o e-tron Sportback mede 4901 mm de comprimento, 1935 mm de largura e 1616 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2928 mm. O interior é em tudo semelhante ao do e-tron, sendo quea altura interior atrás é somente 20 mm inferior à deste, ao passo que, contando com os 60 litros disponibilizados pela bagageira dianteira, o volume destinado a bagagens é de 615 litros, podendo alcançar 1655 litros mediante o rebatimento assimétrico do banco posterior – sendo de série o portão traseiro de operação eléctrica, com função “mãos-livres” em opção.

Anunciando um Cx de 0,25, em termos visuais, o novo e-tron Sportback desde logo se destaca pela sua linha de tejadilho com acentuada quebra em direção à traseira, pelo formato dos pilares posteriores, pela grelha Singleframe octogonal (com elementos verticais em cinzento claro). Outros elementos a ter em conta, o difusor traseiro de desenho exclusivo, as saias laterais e aros dos guarda-lamas em cinzento antracite mate, ou a protecção inferior do châssis, o difusor e as soleiras das portas pintados de preto.

Em estreia num modelo de produção em série, as ópticas dianteiras por matriz de LED digitais, a que se juntam os farolins traseiros por LED unidos por uma barra luminosa. Opcionais, os retrovisores exteriores virtuais, com pequenas câmaras integradas, cujas imagens são projectadas em ecrãs OLED instalados entre o tablier e as portas.

A animar o novo SUV eléctrico da Audi estão dois motores eléctricos, cada qual acoplado ao seu eixo, assim se garantindo, desde logo, a tracção integral. Existem duas versões, com dois níveis de potência, sendo a mais poderosa o e-tron Sportback 55 quattro, em que o rendimento combinado é de 360 cv e 561 Nm, permitindo-lhe anunciar 6,6 segundos nos 0-100 km/h e uma velocidade electronicamente limitada a 200 km/h – sendo que, no modo de condução Sport, esmagando-se o pedal de acelerador, a mecânica consegue disponibilizar 408 cv e 664 Nm, passando os 0-100 km/h a ser cumpridos em 5,7 segundos. Opção mais acessível, o e-tron Sportback 50 quattro disponibiliza 313 cv e 540 Nm, cumpre os 0-100 km/h 6,8 segundos e tem a velocidade máxima electronicamente limitada a 190 km/h.

Na variante de acesso, a bateria, 120 kg mais leve que a da versão mais potente, conta com 71 kWh de capacidade total (64,7 kWh utilizável), o que se traduz numa autonomia máxima de 347 km no ciclo WLTP. Já no e-tron Sportback 55 quattro, a capacidade total da bateria é 95 kWh (86,5 kWh utilizável) e garante uma autonomia de 446 km. Quanto a tempos de recarga, o e-tron Sportback 55 quattro pode carregar a 150 kW, recuperando 80% da respectiva capacidade em menos de meia hora; o mesmo acontecendo com o e-tron Sportback 50 quattro, que pode carregar em posto de carga rápida de até 120 kW.

Com um baixo centro de gravidade, e uma repartição do peso pelos dois eixos de 50/50, a Audi assegura que o novo e-tron Sportback 55 quattro terá no desempenho dinâmico outro dos seus atributos de excelência, para o que também contribuirá a suspensão de cinco braços com amortecimento pneumático pilotado  (cuja altura pode variar 76 mm) e as jantes de 19”, com pneus de medida 255/55 (jantes de até 22” em opção). Ao seu dispor, o condutor tem o selector de modos de condução Audi drive select com sete diferentes perfis. Referência, também, para o sistema de travagem electrohidráulico, que não só prometem responder de forma invulgarmente célere, como asseguram uma elevada taxa de recuperação de energia, fundamental para incrementar a autonomia.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

4 × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.