CompararComparando ...

Novo BMW Série 8 Gran Coupé: quatro portas chega em Setembro

Artigo
Novo BMW Série 8 Gran Coupé: quatro portas chega em Setembro

Amplia-se a gama do novo desportivo de luxo da BMW com a chegada do Série 8 Gran Coupé, a versão de quatro portas de um dos mais apelativos modelos da marca bávara, que tem estreia oficial em público agendada para 25 de Junho, no evento #NEXTGen, estando a chegada ao mercado aprazada para Setembro. Pretendendo combinar a performance típica da nova Série 8 com argumentos reforçados para uma utilização quotidiana e para as viagens mais longas, este é a única proposta do seu segmento directamente derivada de um desportivo de duas portas, tendo sido desenvolvida em simultâneo com o coupé da gama e com o M8 GTE de competição, que participa nas corridas de resistência.

Não renegando as suas origens, o novo Série 8 Gran Coupé distingue-se do duas portas de que deriva, desde logo, pelas portas traseiras, mas também pelas dimensões e distância entre eixos mais generosas, pelo finos grupos ópticos por LED adaptativos (com tecnologia laser em opção), pela grelha de duplo rim de generosas dimensões construída numa peça única e pelos farolins traseiros, igualmente por LED, que e prolongam ainda mais para os flancos. Com o opcional pack M Sport o modelo recebe um imponente deflector traserio; sendo opção, também, o tejadilho panorâmico integralmente em vidro, com quase 1,5 m2 de área.

Face ao coupé da Série 8, o Série 8 Gran Coupé é 231 mm mais comprido, 61 mm mais alto e 30 mm mais largo, e conta com uma distância entre eixos 201 mm mais generosas, por forma a ampliar notoriamente a habitabilidade traseira, mormente ao nível dos ombros e do espaço para pernas. As portas posteriores contam com um generoso ângulo de abertura, para facilitar as entradas e saídas dos passageiros, cujo banco está, assumidamente, optimizado para dois ocupantes: os luagres exteriores são tipo baquet, com encostos de cabeça integrados, replicando os bancos desportivos dianteiros, sendo o lugar central adequado apenas para deslocações curtas.

Ainda assim, o rebatimento assimétrico do banco traseiro, na proporção 40/20/40, é oferecido de série, o que permite aumentar a versatilidade da bagageira, cuja capacidade, com os cinco lugares montados, é de 440 litros. Também de série é o acesso e arranque sem chave, assim como a tampa da mala com operação eléctrica e sistema de abertura e fecho mãos-livres, merecendo ainda menção, neste particular, o tablier integralmente revestido a pele; o volante desportivo M; ou o head-up display. Opções exclusivas na gama do novo quatro portas são o ar condicionado de quatro zonas ou as cortinas para as janelas e óculo traseiros.

Quando chegar ao mercado, no próximo mês de Setembro, o novo Série 8 Gran Coupé será proposto nas seguintes versões: M850i xDrive Gran Coupé (motor 4.4-V8 biturbo de 530 cv e 750 Nm, 3,9 segundos nos 0-100 km/h); 840i Gran Coupé/840i xDrive Gran Coupé (motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha com 340 cv e 500 Nm, 5,2 segundos e 4,9 segundos nos 0-100 km/h, respectivamente); e 840d xDrive Gran Coupé (seis cilindros turbodiesel de 3,0 litros, com 320 cv e 680 Nm, 5,1 segundos nos 0-100 km/h). Em todas, a transmissão está a cargo da caixa automatica Steptronic Sport dde oito velocidades e do sistema de tracção total e xDrive (excepto no 840i Gran Coupé d etracção apenas traseira).

Com um baixo centro de gravidade, uma repartição do peso de 50% para cada eixo, uma construção leve (graças ao recurso ao alumínio, magnésio e plástico reforçado com fibra de carbono) e uma aerodinâmica optimizada, o novo Série 8 Grand Coupé também promete oferecer uma dinâmica de suspensão, para o que conta com trunfos como a suspensão M com amortecimento adaptativo de série (barras estabilizadoras activas opcionais para todas as versões); a direção integral activa de série em todas as versões (opção no 840i Gran Coupé); ou o diferencial autoblocante desportivo M Sport incluído nas vaeiantes M850i xDrive Gran Coupé e 840i Gran Coupé. Os mais exigentes podem sempre optar pelo pack M Sport, que inclui, entre outros, tomadas de ar de maiores dimensões; saias laterais específicas; jantes M de 19”, travões M Sport; bancos multifunções; e volante em pele M. A que se juntam, no caso do M850i xDrive Gran Coupé, o prolongamento do spoiler frontal, as jantes M de 20” com pneus de alta performance, os travões M Sport específicos e alguns detalhes interiores exclusivos.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

18 − 15 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.