CompararComparando ...

Novo Peugeot 2008 com inédita versão eléctrica. À venda no final do ano

Artigo
Novo Peugeot 2008 com inédita versão eléctrica. À venda no final do ano

A Peugeot acaba de dar a conhecer a mais recente geração do 2008, modelo que tem lançamento comercial marcado para o final do ano, e em que uma das principais novidades é uma inédita versão totalmente eléctrica. Visualmente, é mais do que notória a evolução sofrida pelo SUV mais acessível da marca do leão, dotado de formas mais esculpidas e de uma aparência exterior nitidamente mais próxima da conhecida dos 3008/5008.

Segundo a Peugeot, o novo 2008, com 4,3 m de comprimento, e 2,6 m de distância entre eixos, é o modelo assente na plataforma modular CMP que mais espaço oferece aos seus passageiros traseiros, a que há que juntar uma bagageira com 434 litros de capacidade e uma maior quantidade de espaços de arrumação. O habitáculo é dominado pelo célebre i-Cockpit 3D, com ecrã do sistema de infoentretenimenmto com 10” e  botões tipo teclas piano nas versões mais dotadas; as aplicações coloridas, nomeadamente nos painéis das portas, pretende conferir uma maior jovialidade ao interior; o tecto panorâmico está disponível em opção, tal como o sistema de som de origem Focal.

Os três níveis de equipamento disponíveis, Active, Allure, GT Line, são propostos com qualquer dos tipos de motorização (gasolina, Diesel ou eléctrica), o GT é exclusivo da versão eléctrica e da mais potente variante a gasolina. Distinguindo-se as versões GT Line e GT pelos faróis dianteiros integralmente por LED, pelas jantes de lige de 18” diamantadas e pelo ambiente interior específico.

Naturalmente que a grande novidade na nova gama do 2008 é a sua derivação eléctrica e-2008, animada por um motor de 136 cv e 260 Nm, alimentado por uma bateria com 50 kWh de capacidade, instalada sob o piso do veículo, para optimizar o equilíbrio dinâmico e não condicionar a habitabilidade ou a capacidade da mala. Capaz de garantir uma autonomia de 310 km no ciclo WLTP, e oferecendo uma garantia de 8 anos ou 160 000 km para 70% da respectiva capacidade, pode ser recarregada em 16hoo numa tomada de corrente normal; entre 5h15-8h00 numa Wallbox (a 7,4 kW ou trifásica de 11 kW); recuperando 80% da carga em 30 minutos num posto de carregamento rápido a 100 kW.

Oferecendo os modos de condução D e B (para maior recuperação de energia em desaceleração e travagem), o e-2008 prima, ainda, por uma aparência exterior em tudo semelhante à das restantes versões da gama, distinguindo-se apenas por alguns detalhes específicos. É o caso do leão da marca de Sochaux, que muda de cor entre verde e azul consoante o ângulo de incidência da luz; do emblema “e” colocado nos guarda-lamas dianteiros e no portão traseiro; da grelha frontal na cor da carroçria; e dos bancos em Alcantara na versão e-2008 GT.

A restante oferta de motores é composta pelas unidades 1.2 PureTech de 100 cv (caixa manual de seis velocidades); 1.2 PureTech 130 cv (caixa manual de seis relações ou automática de oito velocidades; 1.6 PureTech de 155 cv (caixa automática de oito velocidades); 1.5 BlueHDi de 100 cv (caixa manual de seis velocidades); e 1.5 BlueHDi de 130 cv (caixa automática de oito velocidades). O selector de modos de condução oferece as opções Eco, Normal e Sport, estando opcionalmente disponível para todos os novos 2008 o controlo de tracção optimizado Grip Control, para os que pretendam uma maior capacidade de evolução noutros terrenos que não o asfalto.

Por fim, referência para os sistemas de assistência ao condutor, com o novel SUV gaulês a poder contar com soluções como o Drive Assist Plus (cruise control adaptativo com função stop&go conjugado com o assistente à manutenção na faixa de rodagem, disponível nas versões de caixa automática); alerta de atenção do condutor; travagem autónoma de emergência com detecção de peões e ciclistas, de dia e de noite (activo entre os 5-140 km/h); sistema de estacionamento automático; alerta de saída involuntária da faixa de rodagem; sistema de leitura de sinais trânsito de nova geração; e sistema de monitorização do ângulo morto.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon