CompararComparando ...

Novo Honda Jazz e:HEV: no Verão com motor híbrido de 109 cv

Artigo
Novo Honda Jazz e:HEV: no Verão com motor híbrido de 109 cv

Depois de anunciar, no final de 2019, que a nova geração do Jazz apenas iria ser comercializada na Europa com uma inédita motorização híbrida (saiba tudo aqui), a Honda desvenda, agora, as principais características técnicas do seu novo utilitário. O modelo estará à venda no Verão, e adopta mesmo uma nova designação, decorrente do motor que o anima: Jazz e:HEV.

Segundo a marca nipónica, trata-se de uma solução especificamente desenvolvida para o Jazz, que combina um motor a gasolina de 1,5 litros, com uma transmissão de engrenagem fixa, dois motores de elevada potência e uma bateria de iões de lítio. A potência combinada do sistema é de 109 cv, o que permite ao Jazz e:HEV anunciar 9,4 segundos nos 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 175 km/h, para emissões de CO2 de 102 g/km no ciclo WLTP (110 g/km na variante Crosstar).

O grupo motopropulsor é gerido por uma unidade de controlo electrónico que decide, inclusivamente, a cada momento, qual o modo de funcionamento ideal para cada situação de utilização, dos três disponíveis: totalmente eléctrico, híbrido e convencional. No primeiro caso, a bateria fornece energia ao motor de propulsão eléctrica, com 253 Nm de hinário máximo, sendo este que faz mover as rodas; no modo híbrido, o motor térmico actua como gerador, alimentado o gerador eléctrico que, por sua vez, fornece energia ao motor de propulsão eléctrica; no modo convencional, através de uma embraiagem, o motor de combustão passa a estar diretamente ligado às rodas, sendo o responsável por fazer mover o veículo.

A Honda afirma, também, que, em condução urbana, na maioria dos casos, o sistema alcançará a máxima eficácia através de transições contínuas entre os modos eléctrico e híbrido. Já em estrada aberta e auto-estrada, entrará em acção o modo de funcionamento convencional, com o motor eléctrico de propulsão a coadjuvar o térmico nas solicitações mais exigentes.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

4 + 6 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.