CompararComparando ...

Novo Lexus ES troca retrovisores exteriores por câmaras digitais

Artigo
Novo Lexus ES troca retrovisores exteriores por câmaras digitais

A versão japonesa do novo Lexus ES, a lançar no mercado local em Outubro, é anunciada pela divisão de luxo da Toyota como o primeiro automóvel do mundo de produção em série em que os retrovisores exteriores são substituídos por pequenas câmaras digitais instaladas nas portas dianteiras. Uma tecnologia baptizada pelo fabricante nipónico como Digital Side-View Monitors, e que, numa fase inicial, estará disponível apenas no Japão, não só porque a Lexus pretende avaliar a receptividade dos clientes ao sistema antes de o introduzir noutras latitudes, mas também porque haverá questões legais a resolver antes de a mesma poder chegar a outras paragens.

Com este sistema, a Lexus pretende incrementar a segurança e o conforto de condução, já que as pequenas câmaras montadas nas portas proporcionam ao condutor uma clara panorâmica da área circundante do veículo, através da projecção das imagens captadas em dois monitores de 5” instalados, no habitáculo, na base dos pilares dianteiros. Imagens essas que prometem ser sempre mais nítidas do que as oferecidas pelos espelhos convencionais, dado que a estrutura que alberga as câmaras está concebida de modo a que estas não sejam afectadas pela deposição de chuva, neve ou sujidade.

Para mais, o sistema adapta automaticamente a área da imagem projectada à situação do momento, isto é, esquerda, direita ou traseira, em função da activação dos “piscas” do da marcha-atrás, podendo o próprio condutor, manualmente, eleger a ampliação dessas áreas para obter uma percepção periférica da envolvente do veículo. Vantagens adicionais desta solução, segundo a Lexus, é a substituição dos retrovisores por câmaras de dimensões mais compactas do que estes aumentar a visibilidade do condutor para o exterior e reduzir o ruído aerodinâmico.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    2 + 12 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.