CompararComparando ...

Novo Volvo XC40 eléctrico revelado a 16 de Outubro

Artigo
Novo Volvo XC40 eléctrico revelado a 16 de Outubro

Aproxima-se a passos largos a revelação, marcada para 16 de Outubro, do XC40 de propulsão totalmente eléctrica, a primeira proposta do género da Volvo. Até lá, a marca sueca promete ir dando a conhecer alguns detalhes sobre o modelo, que desde já anuncia como extremamente eficiente e seguro, e uma referência do mercado nesta matéria – mesmo como “um dos mais seguros automóveis alguma vez construídos”.

Segundo o construtor nórdico, a versão eléctrica do XC40, que não dispõe de um motor térmico na frente, mas de um pack de baterias colocado no piso do mesmo, teve que receber uma estrutura dianteira totalmente redesenhada e reforçada. Ao mesmo tempo, conta com uma nova e inédita estrutura de segurança para os passageiros e bateria, esta última protegida por uma estrutura em alumínio composta por um perfil em alumínio extrudido aplicado a meia da estrutura do veículo, assim criando uma zona de deformação programada em redor da bateria.

O châssis foi reforçado também na secção traseira, com o motor eléctrico a ser integrado na própria estrutura, com o intuito de garantir uma melhor distribuição das forças resultantes de um possível embate pela traseira. No que à segurança activa diz respeito, o XC40 eléctrico será o primeiro modelo da Volvo a fazer uso de uma nova plataforma de sensores (radares, câmaras e sensores ultrassónicos) destinados aos sistemas avançados de assistência à condução, com software desenvolvido pela Zenuity, joint venture criada pela casa de Gotemburgo e pela Veoneer.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

6 + 10 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.