CompararComparando ...

Seat Ateca renovado: mais tecnológico e conectado

Artigo
Seat Ateca renovado: mais tecnológico e conectado

Está prestes a chegar ao mercado o renovado Seat Ateca, um dos mais bem-sucedidos modelos da marca espanhola dos últimos tempos, agora evoluído tanto ao nível da estética exterior e interior, como da conectividade, da segurança, do conforto, da eficiência e da própria experiência de condução. Visualmente, os pára-choques redesenhados redundaram num aumento de 18 mm do comprimento total (para 4381 mm, mantendo-se inalteradas a largura de 1841mm e a altura de 1615mm), havendo ainda aqui que referir a introdução de ópticas dianteiras e farolins traseiros por LED (nas versões de topo com “piscas” dinâmicos), e do emblema Ateca “manuscrito”.

As versões FR distinguem-se pelos de faróis em cinzento mate, e pelo acabamento semelhante aplicado na grelha de novo desenho, nos frisos dos pára-choques, na moldura dos faróis de nevoeiro, nas caixas dos espelhos, nas aplicações laterais e nas ponteiras de escape. Ao passo que o novo nível de equipamento XPerience, de carácter mais robusto e “off-road”, é caracterizado pelas aplicações nos pára-choques, pelos frisos laterais e pelos protectores dos guarda-lamas em preto, assim como pelas molduras das janelas com acabamento a imitar alumínio.

Já no habitáculo, referência primeira para os novos materiais que compõem os revestimentos interiores das portas, e para as molduras das saídas de ventilação, da consola da alavanca de comando da caixa e do sistema de infoentretenimento com acabamento mate. Ao mesmo tempo, de série ou em opção, em função das versões e níveis de equipamento, são disponibilizados diversos novos equipamentos, caso do painel de instrumentos totalmente digital de 10,25” Digital Cockpit Seat; do sistema de infoentretenimento Connect System com ecrã de 9,2” (8,25” de série); do volante aquecido; do banco do condutor com regulação eléctrica de doze vias e memória; do pára-brisas aquecido Climacoat; e da iluminação ambiente configurável.

Conectividade e segurança foram domínios a que a Seat também dedicou particular atenção nesta actualização do Ateca. Que passa a ser um automóvel totalmente conectado, seja através da conectividade a bordo (assente em funções e serviços online, e na disponibilização das ligações Android Auto e Apple CarPlay), ou a partir do exterior (através da funcionalidade Seat Connect), merecendo ainda nota o assistente pessoal com reconhecimento de voz (através da expressão “Hola Hola”) integrado no sistema Connect System.

No capítulo dos sistemas de assistência à condução, passam a estar disponíveis soluções como o assistente de pré-colisão (ajusta diversos sistemas de segurança, como airbags e pré-tensores dos cintos, quando é detectado um embate iminente); o cruise control adaptativo e preditivo (funciona de forma integrada com o sistema de navegação); o assistente de viagem (disponível até aos 210 km/h, resulta do funcionamento combinado do  cruise control adaptativo com a assistência activa à manutenção na faixa de rodagem); o assistente de saída e lateral; e o Trailler Assist (assistente de estacionamento do reboque).

Por fim, a gama de motores, cujos membros, tanto a gasolina como a gasóleo, foram todos melhorados por forma a poderem oferecer menores consumos e emissões, todos contando com injecção directa de combustível. A oferta a gasolina inclui o três cilindros 1.0 TSI de ciclo Miller, com 110 cv e 200 Nm, combinado com uma caixa de velocidades manual; o quatro cilindros 1.5 TSI de 150 cv e 250 Nm com sistema de desactivação cilindros, proposto de série com caixa de velocidades manual, e em opção com caixa pilotada DSG de dupla embraiagem; e o 2.0 TSI de 190 cv e 320 Nm, sempre associado à caixa DSG e ao sistema de tracção integral 4Drive.

Quanto às opções Diesel, as anteriores unidades 1.6 TDI deram lugar apenas ao 2.0 TDI, proposto em dois níveis de potência, mas sempre com sistema de redução catalítica selectiva SCR e AdBlue, A versão de acesso oferece 115 cv e 300 Nm, e tem acoplada uma caixa de velocidades manual; a variante de 150 cv e 340 Nm conta com caixa manual de série, ou DSG em opção, embora, quando combinada com a tracção integral 4Drive, obrigue à inclusão da caixa DSG.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

3 × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.