CompararComparando ...

Novos BMW M3 Sedan e M4 Coupé em Março. E com versão Competition

Artigo
Novos BMW M3 Sedan e M4 Coupé em Março. E com versão Competition

A partir de Março do próximo ano já será possível aceder aos novos M3 Sedan, M3 Competition Sedan, M4 Coupé e M4 Competition Coupé, modelos acabados de revelar pela divisão desportiva da BMW. Com as versões Competion a poderem contar, a partir do próximo Verão, também com tracção integral.

Visualmente, muito contribuem para a agressividade dos novos desportivos bávaros a sobredimensionada grelha de duplo rim, as entradas de ar de grandes dimensões no pára-choques dianteiro, o difusor e o deflector traseiros, o tejadilho em plástico reforçado com fibra de carbono (com duas nervuras centrais a todo o comprimento) e as jantes forjadas, de maiores dimensões atrás (9 1/2Jx18” com pneus 275/40 na frente, e 10 1/2Jx19” com pneus 285/35 atrás). No habitáculo, destaque para o painel de instrumentos totalmente digital BMW Live Cockpit Professional com conteúdos e gráficos específicos M; para a estreia do sistema M Drive Professional, com análise de drift, indicador de tempos por volta e configuração do controlo de tracção regulável M Traction Control; para o botão M Mode no volante, com as opções Road, Sport e Track; para os bancos desportivos M com encostos de cabeça integrados e apoio de pernas extensível (ventilados em opção); e para o revestimento interior integralmente em pele.

Mas é no capítulo dinâmico que M3 Sedan, M3 Competition Sedan, M4 Coupé e M4 Competition Coupé prometem encantar. Para um comportamento de nível superior, desde logo receberam vários elementos de reforço que aumentam a rigidez torsional e longitudinal, nomeadamente no compartimento do motor, no subchâssis dianteiro, sob o piso e no subchâssis traseiro, que passa a dispor de uma ligação rígida à estrutura do veículo.

Sob o capot estará o conhecido seis cilindros em linha de 3,0 litros com injecção directa de gasolina e dois turbocompressores, em que os sistemas de refrigeração e lubrificação foram optimizados e adaptados para uma utilização em pista, além de ter recebido um sistema de escape específico. No M3 e M4 oferece 480 cv de potência e 550 Nm de binário máximo, tem acoplada uma caixa manual de seis velocidades com função Gear Shift Assistant e permite cumprir os 0-100 km/h em 4,2 segundos. Já quando montado nas versões Competition, é combinado com a caixa automática de oito velocidades M Steptronic com função Drivelogic, disponibiliza 510 cv e 650 Nm, sendo os 0-100 km/h cumpridos em 3,9 segundos. Em qualquer dos casos, a velocidade máxima está limitada a 250 km/h (290 km/h com o opcional M Driver’s Package).

Outros atributos a ter em conta nos mais recente membros da família M, a direcção  M Servotronic com desmultiplicação variável; o controlo electrónico de estabilidade DSC com modo M Dynamic; o inédito e opcional controlo electrónico de tracção configurável em nada menos do que dez níveis de intensidade; a suspensão M adaptativa, com ajustes específicos em ambos os eixos e amortecimento pilotado; o sistema de travagem M Compound com duas sensibilidades do respectivo pedal à escolha do utilizador (sendo em opção propostos os travões carbo-cerâmicos); e o leque alargado de sistemas avançados de assistência à condução. O opcional pacote M Race Track, compostos pelos travões carbo-cerâmicos, pelas baquets M Carbon comn estrutura em carbono e por jantes especiais, permite reduzir o peso em nada menos do que 25 kg.

Como referido, para o Verão de 2021 está agendada a chegada das variantes do M3 Competition Sedan e M4 Competition Coupé dotadas do sistema de tracção integral M xDrive, com os modos de funcionamento 4WD, 4WD Sport e 2WD, este último de tracção exclusivamente traseira. E as quais poderão, desde logom, ser identificadas  pela inclusão, de série, de jantes de 19” na frente, e de 20” na traseira.

De sublinhar, por fim, que a apresentação dos novos M3 e M4 serviu, também, para revelar a mais recente criação da divisão de motos da BMW, a primeira a ostentar na respectiva designação a “mágica” sigla M que identifica a submarca desportiva do construtor de Munique. Trata-se da nova BMWW M 1000 RR, verão ainda mais extrema da S 1000 RR, cin nada menos do que 212 cv de potência para um peso a seco de 192 kg.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon