CompararComparando ...

Suzuki Across: novo SUV híbrido plug-in chega no Outono

Artigo
Suzuki Across: novo SUV híbrido plug-in chega no Outono

Chama-se Across, é o primeiro híbrido plug-in da Suzuki e, também, o primeiro modelo a ser lançado pela marca japonesa ao abrigo do acordo de colaboração estabelecido com sua compatriota da Toyota. Com lançamento no mercado previsto para o próximo Outono, o novo SUV começa por destacar-se pelas suas formas robustas e angulosas, marcadas pela grelha frontal de generosas dimensões, pelas afiladas ópticas dianteiras integralmente por LED, pelas protecções da carroçaria e pela jantes de 19” em preto brilhante – não deixando de evocar, sobretudo quando observado de perfil e de traseira, o seu “primo” RAV4, ou não fosse o popular SUV da Toyota o modelo que lhe serve de base.

A proximidade entre os dois modelos estende-se ao interior, em que apenas mudam alguns pormenores, nomeadamente o volante (onde predomina o símbolo da Suzuki), o grafismo do sistema de infoentretenimento (com ecrã táctil de 9”), os revestimentos e alguns detalhes decorativos. Também por isso, o espaço destinado a passageiros e bagagens prevê-se seja de bom nível, com a Suzuki a anunciar uma capacidade da mala de 490 litros.

Quanto ao grupo motopropulsor híbrido, combina um motor a gasolina de 2,5 litros – com injecção dupla (directa e indirecta), elevada taxa de compressão e distribuição variável, mas cujo rendimento não foi ainda divulgado, embora não deva ficr longe dos 306 cv anunciado pela Toyota para o novo RAV4 Hybrid Plug-in –, com um motor eléctrico dianteiro de 182 cv e 270 Nm, um motor eléctrico traseiro de 54 cv e uma bateria de iões de lítio com 18,1 kWh de capacidade. O rendimento combinado do conjunto não foi, de igual modo, desvendado (apenas são referidas as emissões de CO2 de 22 g/km segundo a norma WLTP), embora seja certo que esta solução também garante a tracção integral, a cargo de um sistema denominado E-Four, que permite fazer variar a repartição de binário entre os dois eixos entre 100/0 e 80/20.

À disposição do utilizador estão três modos de condução: EV (o seleccionado por omissão), Auto, HV (híbrido) e de carregamento da bateria em andamento. A ter, ainda, em conta, no novo Across, os diversos sistemas avançados de assistência à condução, como o assistente à manutenção na faixa de rodagem; a monitorização do ângulo morto; o sistema de pré-colisões com travagem autónoma de emergência e detecção de peões e ciclistas; o cruise control adaptativo; o alerta de tráfego pela traseira; ou o sistema de leitura de sinais de trânsito, entre outros.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

2 × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.