CompararComparando ...

Novo Skoda Octavia G-Tec: versão a gás natural chega no Outono

Artigo
Novo Skoda Octavia G-Tec: versão a gás natural chega no Outono

A Skoda já revelou o novo Skoda Octavia G-Tec, versão alimentada a gás natural comprimido (GNC) do seu best-sellerı. Disponível tanto na berlina como na carrinha, tem chegada ao mercado aprazada ara o próximo Outono.

Pese embora seja por demais relativo o interesse desta proposta para o nosso país, em virtude da escassa rede de abastecimento existente no nosso país, valerá a pena recordar que o gás natural é um combustível de combustão mais “limpa”, capaz de proporcionar emissões de CO2 menores em 25% do que as do mesmo motor, quando a funcionar a gasolina. São, também, significativamente mais baixas as emissões de óxidos de azoto (NOx), além de que não existem emissões de partículas.

Quanto a esta nova variante do compacto checo, é animada pelo motor 1.5 TSI de 130 cv, com uma programação do sistema de distribuição variável que lhe permite funcionar no ciclo Miller, anunciando um consumo médio, segundo a norma WLTP, de 3,4-3,6 kg/100 km quando a consumir GNC, ou de 4,6 l/100 km quando a consumir gasolina. O depósito de GNC de 17,33 kg será capaz de assegurar uma autonomia de 500 km, com o depósito de gasolina de 9,0 litros a garantir cerca de 190 km adicionais.

A transição entre os dois modos de funcionamento é automática e imperceptível para o condutor, e o sistema apenas selecciona o consumo de gasolina em situações muito específicas: quando é dado arranque ao motor após o depósito de GNC ter sido totalmente atestado; quando a temperatura exterior é inferior a -10° C; ou quando o depósito de GNC está tão vazio que a respectiva pressão é inferior a 11 bar. De referir, por fim, que, por via da montagem dos depósitos de GNC, a capacidade da bagageira é de 455 litros no Octavia G-Tec, e de 495 litro na Octavia Break G-Tec.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

11 + 6 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.