CompararComparando ...

Volkswagen revela novo Touran para o Salão de Genebra

Artigo
Volkswagen revela novo Touran para o Salão de Genebra

A Volkswagen vai apresentar no Salão de Genebra a nova geração do Touran, monovolume que conta com eficiência reforçada e maiores soluções de versatilidade, de forma a prosseguir com os bons resultados dos modelos anteriores que no cômputo geral apresentam vendas de 1,9 milhões de unidades na Europa, Ásia e África.

O novo Touran é o primeiro monovolume compacto com base na plataforma modular MQB, tendo beneficiado das mais recentes soluções de construção de châssis para redução do peso. Este novo modelo é 130 mm mais longo do que o anterior, mas em comparação com esse é 62 kg mais leve, graças à utilização de aços de elevada resistência (combinando leveza e rigidez) em diversos pontos da carroçaria e do châssis.

Em virtude disso e da aerodinâmica mais cuidada (coeficiente de 0.296), o novo Touran é até 19% mais eficiente em termos de consumo de combustível, alicerçando a sua gama em três opções a gasolina (1.2 TSI de 110 cv, 1.4 TSI de 150 cv e 1.8 TSI de 180 cv) e três Diesel (1.6 TDI de 110 cv e o 2.0 TDI em variantes de 150 cv e de 190). Em destaque no que à eficiência diz respeito está o 1.6 TDI de 110 cv com caixa DSG de sete velocidades, o qual apresenta consumo médio de apenas 4,1 l/100 km. Já o modelo a gasolina mais económico é o 1.4 TSI de 150 cv com caixa DSG de sete relações, com média anunciada de 5,4 l/100 km. Todos eles contam com tecnologia Stop/Start e recuperação da energia da travagem. Com excepção do motor 1.2 TSI de 110 cv, todas as variantes podem ser combinadas com caixa automática DSG, estando esta presente de série com as versões a gasolina e Diesel mais potentes.

Para cinco ou sete

Em comparação com a anterior geração, o Touran é 130 mm mais comprido (4527 mm no total), 41 mm mais largo (1814 mm de largura), mas 6 mm mais baixo anterior (1628 mm de altura). Uma grande parte do aumento do comprimento é aproveitado para ampliar a distância entre eixos, que cresceu 113 mm para 2791 mm, com claros benefícios para a habitabilidade e capacidade de carga. Tanto a versão de cinco lugares como a de sete contam com novos bancos reclináveis nas segunda e terceira filas, podendo dessa forma providenciar um plano de carga liso quando rebatidos para um total de 1857 litros de capacidade da bagageira.

A este respeito, a versão de cinco lugares do Touran oferece 1040 litros de capacidade com os cinco bancos em posição normal. Como se percebe, a versatilidade é um dos pontos fortes do novo Touran, mas também o é a variedade de locais para guardar pequenos objectos (47 no total). Além disso, o tablier e consola central foram completamente redesenhados, estando agora mais em consonância com o resto da gama Volkswagen, beneficiando ainda de novos materiais macios ao toque e aplicações cromadas.

A segurança dos passageiros fica assegurada com o adopção de Sistema Automático de Travagem Pós-Colisão de série, havendo ainda que realçar o Cruise Control Adaptativo, Sistema de Travagem de Emergência em Cidade com Assistente Frontal, Trailer Assist e Assistente à Condução em Engarrafamentos, entre outros. Para maior comodidade, outros dos sistemas em destaque é o da abertura da porta da bagageira de forma automática, bastando para tal um movimento do pé por baixo do pára-choques. O condutor conta com Perfis Individuai de Condução e faróis LED.

De resto, nota ainda para o novo sistema de infoentretenimento da Volkswagen (assente em ecrãs tácteis de 5”, 6,5” ou 8”), que permite conexão aos smartphones (pelo sistema MirrorLink), sendo compatível com os sistemas operativos CarPlay (Apple) e Android Auto (Google).

O Touran poderá ainda receber a linha desportiva R Line, que oferece acessórios para imagem mais desportiva, tanto por fora, como no interior. Após a revelação no Salão de Genebra, chegará aos mercados em Setembro.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro