CompararComparando ...

VW multada em mil milhões de euros no âmbito do Dieselgate

Artigo
VW multada em mil milhões de euros no âmbito do Dieselgate

Segundo comunicado emitido pelo maior construtor automóvel europeu, a procuradoria de Braunschweig, no estado alemão da Baixa Saxónia, levou a cabo uma investigação em que concluiu que os deveres de supervisão do Departamento de Motores da VW foram violados no que aos testes de veículos diz respeito. Tal permitiu que, entre 2007 e 2015, 10,7 milhões de veículos, a nível mundial, fossem anunciados, vendidos a clientes e colocados no mercado com uma função de software ilícita. Em consequência, a procuradoria emitiu um despacho administrativo contra a VW AG, no âmbito do escândalo das emissões Diesel, impondo ao construtor uma multa de mil milhões de euros – 5 milhões enquanto penalização máxima legalmente prevista pelos ilícitos em apreço, e 995 milhões de restituição de benefícios económicos dos mesmos resultantes.

O grupo germânico, após análise aturada, aceitou a multa e, desse modo, assumiu publicamente a sua responsabilidade pela chamada crise do Diesel, tendo já anunciado que não recorrerá da decisão, até por considerar que tal representará um passo importante para a superação dessa mesma crise. Ao mesmo tempo, a VW faz saber que a imposição desta multa dará por findos os processos de contra-ordenação que têm sido levantados contra a empresa neste âmbito, crendo que tal terá efeitos positivos em processos semelhantes que, na Europa, estão a ser movidos contra a empresa e suas subsidiárias.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    5 × 5 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.