CompararComparando ...

VW revela eléctrico ID.3 e novo logótipo. E antecipa ID.4

Artigo
VW revela eléctrico ID.3 e novo logótipo. E antecipa ID.4

O ID.3 foi, decididamente, a grande novidade da VW no Salão de Frankfurt. Mas o maior construtor europeu tinha mais para mostrar no principal certame do sector no Velho Continente, como seja o seu novo logótipo e uma versão, ainda muito camuflada, do ID.4, o crossover, igualmente eléctrico, a revelar na sua versão definitiva no início do próximo ano.

Começando pelo ID.3, é o primeiro modelo da casa de Wolfsburg a ter por base a nova plataforma MEB, destinada a automóveis de propulsão exclusivamente eléctrica. Enquanto conceito, em termos inovação, e, também, ao nível do estilo, a VW pretende que este seja um modelo, pelo menos, tão marcante quanto o foram, nas suas épocas, o Carocha original e Golf, tanto para a marca como para o próprio mercado.

Visualmente, o ID.3 come√ßa por ficar marcado pelas dimens√Ķes exteriores semelhantes √†s do Golf (4261 mm de comprimento, 1809 mm de largura e 1552 mm de altura), mas combinadas com uma generosa dist√Ęncia entre eixos de 2765 mm e projec√ß√Ķes muito curtas.¬† A ilumina√ß√£o exterior √© toda por LED (sendo as √≥pticas dianteiras por matriz de LED), o port√£o traseiro √© em vidro e as jantes s√£o de 18‚ÄĚ, 19‚ÄĚ ou 20‚ÄĚ. O apuro aerodin√Ęmico est√° patente num Cx de 0,267.

O interior, denominado Open Space, anuncia-se como revolucion√°rio, assente num novo conceito, que aposta em superf√≠cies com formas suaves e org√Ęnicas. Gra√ßas √† aus√™ncia de t√ļnel central, e √† j√° referida curta dist√Ęncia entre as rodas e os extremos da carro√ßaria, antev√™-se uma ampla habitabilidade, que a VW afirma ser digna de um modelo do segmento superior, a que se junta uma mala com 385 litros de capacidade com os cinco lugares montados.

Ainda no habit√°culo, s√£o dignos de men√ß√£o o ecr√£ t√°ctil de 10‚ÄĚ para comando do sistema de infoentretenimento (dotado de intelig√™ncia artificial e comando vocalmente atrav√©s de interjei√ß√£o Ol√° ID‚ÄĚ, assim como a ilumina√ß√£o por LED interactiva, que pode alterar automaticamente a sua configura√ß√£o para auxiliar o condutor na respectiva tarefa (por exemplo, alertando-o para a necessidade travar quando tal for manifesto).Todos os bot√Ķes de comando s√£o sens√≠veis ao toque, incuindo os do volante mutifun√ß√Ķes com regula√ß√£o el√©ctrica, sendo uma op√ß√£o o inovador¬† head-up display com realidade aumentada.

Animado por um motor el√©ctrico s√≠ncrono de 204 cv e 310 Nm, e n√£o obstante ter a velocidade m√°xima limitada a 160 km/h, o ID.3 ter√° no desempenho din√Ęmico um dos seus maiores motivos de interesse, por conjugar a trac√ß√£o traseira com um peso relativamente contido (desde 1719 kg), mas perfeitamente distribu√≠do entre os dois eixos, e um baixo centro de gravidade. J√° no que √†s baterias diz respeito, para as quais √© oferecida uma garantia de 8 anos ou 160¬†000 km, existem tr√™s op√ß√Ķes: capacidade de 45 kWh, para uma autonomia m√°xima de 330 km, e possibilidade de carregamento a 7,2 kW em corrente alternada, ou 58 kWh em corrente cont√≠nua; capacidade de 58 kWh, para uma autonomia m√°xima de 420 km, e possibilidade de carregamento a 11 kW em corrente alternada, ou 100 kW em corrente cont√≠nua (aqui, a marca germ√Ęnica garante ser poss√≠vel obter 290 km com 30 minutos de carregamento r√°pido); e capacidade de 77 kWh, para uma autonomia m√°xima de 550 km, e possibilidade de carregamento a 11 kW em corrente alternada, ou 125 kW em corrente cont√≠nua.

O ID.3 estar√° √† venda em Portugal a partir da Primavera de 2020, com os pre√ßos no mercado nacional a iniciarem-se nos ‚ā¨30¬†500. Contudo, as primeiras unidades a chegar ser√£o as da s√©rie especial de lan√ßamento ID.3 1ST Edi√ß√£o Limitada, j√° esgotada, dispon√≠vel em dois n√≠veis de equipamento e com bateria de 58 kWh.

Ao mesmo tempo, a VW aproveitou o Sal√£o de Frankfurt para dar a conhecer o seu novo log√≥tipo, que, em termos de modelos, ser√° utilizado, pela primeira vez, no novo Passat, e se destina a ilustrar uma nova forma de comunica√ß√£o, bem como as ambi√ß√Ķes da marca de alcan√ßar uma posi√ß√£o de lideran√ßa num futuro previsivelmente el√©ctrico.

Não menos importante, a presença no stand da marca de um protótipo ainda bastante camuflado, mas não o suficiente para impedir que se vislumbrasse a respectiva silhueta. Trata-se do ID.4, o próximo eléctrico do fabricante alemão, também desenvolvido sobre a plataforma MEB, e que será mostrado na sua versão definitiva na Primavera do próximo ano, por ocasião de Salão de Genebra.

Com dimens√Ķes mais imponentes do que as do ID.3, em especial no que √† altura concerne, ser√°, √† partida, a vers√£o de produ√ß√£o do prot√≥tipo I.D. Crozz que o antecipou, estreado no Sal√£o de Xangai de 2017. Contudo, a verdade √© que as suas formas se aparentam bastante mais com as de um SUV convencional, ou mesmo com as de um hatchback de grande porte, do que com a est√©tica arrojada e inovadora do prot√≥tipo revelado na mostra chinesa.

[RoyalSlider Error] Incorrect RoyalSlider ID or problem with query.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
N√£o gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Coment√°rios
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

17 − 6 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.