CompararComparando ...

XIV Caramulo Motorfestival: o maior e melhor de sempre

Artigo
XIV Caramulo Motorfestival: o maior e melhor de sempre

Organizado pelo Museu do Caramulo, em parceria com o Automóvel Club de Portugal, está de regresso, nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, o Caramulo Motor Festival, Nesta sua 15ª edição, aquele que é considerado como o maior festival motorizado em Portugal contará com mais de 1100 veículos motorizados, entre automóveis, motos e aviões, e uma programação de excelência e deveras variada, repleta de novidades e caras conhecidas.

Ponto alto do evento será, seguramente, a Rampa Histórica Michelin, destinada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade. E porque a Rampa do Caramulo celebra este ano o seu 40º aniversário, durante o Caramulo Motorfestival a efeméride será celebrada através de uma exposição temporária, com entrada livre, intitulada “Rampa do Caramulo – 40 Anos” e patente no Hotel do Caramulo.

Longa é a lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica, destacando-se, entre eles, o estreante na prova Markku Alen, piloto que detém maior número de vitórias em estágios no Campeonato Mundial de Ralis, e seguramente fará as delícias dos amantes dos ralis e da velocidade. A este nome incontornável do automobilismo mundial juntam-se, entre outros, Filipe Albuquerque, actualmente a competir no DTM, Pedro Marreiros, actual Campeão de Espanha de GT, e vários pilotos que disputaram a Rampa do Caramulo nos anos de 1970-80, casos de Albino Abrantes, Ni Amorim, António Rodrigues, Edgar Fortes, Araújo Pereira, António Barros, Veloso Amaral ou Alcides Petiz.

Outra das novidades do XIV Caramulo Motorfestival será o Motorlândia Fun Park, verdadeiro parque de diversões instalado no interior do pavilhão desportivo, que contará com a Pista Júnior Prio (pista de karts eléctricos), um comboio para crianças, um Gaming Center repleto de jogos e simuladores, e muitas outras atracções, como Realidade Virtual, ou a presença da Xbox com vários jogos. Já a Feira de Automobilia do Caramulo passa, este ano, e pela primeira vez, para a zona exterior do evento, aproximando expositores dos visitantes.

Também inédita, a Pista de Trial, onde, além de poder assistir a demonstrações em moto e bicicleta realizadas por pilotos profissionais, o público (miúdos e graúdos) poderá realizar baptismos de Trial em motos eléctricas. Com o programa a incluir, ainda, o espectáculo aéreo de aviões clássicos, protagonizado por modelos históricos, pilotados por experientes aviadores, em voo de demonstração ou acrobático; um Drift Show, com automóvel e moto; uma pista TT para todos os visitantes que se queiram juntar em veículos de todo-o-terreno; um Monster Truck Show; a clássica concentração e desfile militar Jeep Attack!, que este ano assinalará os 75 anos do Dia D; parques infantis insufláveis; e áreas de  gastronomia e bar.

A não esquecer, igualmente, o próprio Museu do Caramulo, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos. E que vai apresentar, também, um conjunto de exposições temporárias, como a “Supercarros” (com um alinhamento de luxo, constituído por modelos raros da Ferrari, Lamborghini, Porsche, Bugatti, Mercedes-Benz ou McLaren); a “Brinquedos do outro mundo” (dedicada aos brinquedos da era espacial); e a de arte contemporânea “Black Box: Potlatch” (com curadoria de Julião Sarmento, conta com obras dos artistas plásticos Leonor Antunes, Juan Araujo, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, António Bolota e Carolina Pimenta).

Referência, por fim, para os passeios e ralis de automóveis, como a Rota das Clássicos, o Encontro Porsche, o Passeio Caramulo TT para veículos todo-o-terreno, o Passeio Histórico Salamanca-Caramulo e o passeio 200 Milhas, além da estreia do Passeio Abarth, que celebra 70 anos da marca italiana do escorpião. As duas rodas também estarão representadas em peso no Encontro das Café Racers, no Encontro das Cinquenta, na concentração Vespa Caramulo, no Passeio Ducati, na Raiada do Caramulo (dedicada às bicicletas antigas) e com o igualmente inédito Encontro Mini Honda, dedicado A modelos Monkey e Mini Trail, antigos e modernos.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon