CompararComparando ...

Oris: vocação puramente mecânica

Artigo
Oris: vocação puramente mecânica

A Oris celebra este ano o seu 110º aniversário e é uma das empresas relojoeiras suíças com historial mais relevante: na sequência da crise provocada pela afluência dos relógios baratos de quartzo vindos do Oriente, foi comprada pelos próprios trabalhadores num processo quase épico e nunca se desviou do seu caminho – assentando a sua produção exclusivamente em modelos mecânicos e tornando-se um símbolo do renascimento da relojoaria tradicional helvética.

A exaltação da cultura high-mech por parte da Oris (simbolizada pelo rotor vermelho dos seus calibres automáticos) ganhou um novo significado em 2003, quando a marca decidiu associar-se de maneira mais efetiva ao universo da indústria automóvel, através da parceria com a escuderia Williams de Fórmula 1. Desde então, o seu catálogo apresenta-se seccionado em quatro áreas principais: Motorsport, Aviação, Cultura e Mergulho.

No que diz respeito ao desporto motorizado, a associação com a Williams produziu naturalmente os seus frutos com modelos especiais de corrida e sobretudo edições limitadas destinadas a celebrar o patrocínio. Mais recentemente, a Oris associou-se ao rali de carros clássicos Raid Suíça-Paris e à Audi Sport, reforçando a vertente Motorsports e alargando a sua oferta específica – que atualmente inclui edições limitadas Williams F1, Raid e Audi Sport, para além dos modelos da colecção regular e ainda de reedições de modelos históricos da marca, como os Chronoris da década de Setenta.

A linha Motorsports da Oris apresenta-se assim assaz alargada e com muitas edições em tiragem limitada de reforçado valor colecionista. Para além disso, os pilotos das escuderias patrocinadas tornam-se embaixadores da marca e, tal como os pilotos da Williams na Fórmula 1, também Filipe Albuquerque – o piloto conimbricense da Audi Sport – passou a usar exclusivamente relógios Oris. A escolha de Filipe Albuquerque tem sido um cronógrafo Artix GT com taquímetro na luneta e segundos contínuos lineares, mas já está prevista a transição para o novo modelo que celebra a parceria com a Audi Sport: o cronógrafo Audi Sport Limited Edition, baseado precisamente no Artix GT mas com um mostrador prateado personalizado e correia perfurada em calfe.

Devido ao seu estatuto independente e racionalização de produção, a Oris apresenta há muito uma das melhores relações preço/qualidade da indústria relojoeira suíça. E em Portugal passou a ser recentemente distribuída por um novo importador: a Torres Distribuição.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Miguel Seabra