CompararComparando ...

VW continua a apostar forte nos motores de combustão

Artigo
VW continua a apostar forte nos motores de combustão

O simpósio de motores realizado recentemente em Viena serviu para o Grupo VW manifestar publicamente a sua intenção de continuar a apostar forte nos motores de combustão interna. Aliás, Heinz-Jakob Neußer, responsável de desenvolvimento da VW, reforçou essa ideia referindo ainda que, na sua perspectiva, boa parte do futuro do sector automóvel, no curto/médio prazo, passará pelos motores turbodiesel aptos a alcançar elevados regimes e, por isso, capazes de oferecer uma elevada eficiência energética, traduzida em consumos e emissões reduzidos, combinados com potências específicas na casa dos 135 cv/l.

Para o futuro imediato, o grupo germânico deu a conhecer duas novas unidades motrizes, situadas nos extremos da sua oferta. Ainda sob a forma de protótipo, foi revelada uma versão do conhecido três cilindros de 1,0 litros  com injecção directa de gasolina, aqui dotado de um turbocompressor eléctrico de entrada única, capaz de oferecer 272 cv e um binário máximo de 270 Nm. Segundo a VW, este é um motor que conta com os genes do utilizado no Polo WRC, e que deverá estar no mercado dentro de relativamente pouco tempo (2/3 anos).

Novidade é, também, o renovado W12 de 6,0 litros, destinado a animar os modelos mais luxuosos do conglomerado teutónico. Agora contando com injecção directa FSI e multiponto TMPI; um circuito de óleo de alto desempenho; dois turbos twin-scroll; apoios de motor hidráulicos activos, para suprimir ao máximo as vibrações (de actuação electromagnética), oferece 608 cv/6000 rpm e 900 Nm constantes entre as 1500 e as 4000 rpm. Dependendo do modelo em que seja instalado, o renovado 6.0-W12 está apto a garantir emissões de CO2 tão baixas quanto 250 g/km, a permitir cumprir os 0-100 km/h em menos de 4,0 segundos e a superar os 300 km/h de velocidade máxima.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon