CompararComparando ...

Mercedes-AMG GT R confirmado em Goodwood

Artigo
Mercedes-AMG GT R confirmado em Goodwood

A Mercedes acaba de divulgar um vídeo através do Facebook em que revela, mais ou menos abertamente, consoante os ângulos, o AMG GT R, anunciando a sua estreia oficial para 26 de Junho – ou seja, coincidente com a realização do Festival de Goodwood. Para já, nada foi oficialmente adiantado acerca das características definitivas do modelo, mas é quase certo que esta seja a terceira versão do superdesportivo germânico, a que se seguirão o ainda mais exótico Black Series, em 2017, e o roadster, em 2018.

Integrando o programa de homologação da versão de competição do AMG GT na classe GT3, mostrada no passado Salão de Genebra, o AMG GT R contará, por isso, com muitos elementos aparentados com a actividade desportiva, tudo apontando para que acabe por ser um rival do Porsche 911 GT3 RS. O motor V8 biturbo a 90º, com 4,0 litros de capacidade, que nas versões GT e GT debita, respectivamente, 462 cv e 510 cv, espera-se ofereça aqui uma potência na ordem dos 570 cv, com o binário máximo a alcançar um valor próximo dos 750 Nm – resultado das alterações operadas ao nível da admissão, da sobrealimentação e do escape (agora em titânio). Valores que apontam para prestações na casa dos 3,8 segundos nos 0-100 km/h e mais de 310 km/h de velocidade máxima.

Reflectindo o seu carácter eminentemente desportivo, o AMG GT R deverá contar ainda com uma série de evoluções a nível aerodinâmico, para optimizar os fluxos de ar e aumentar a downforce em ambos eixos: novo pára-choques dianteiro, guarda-lamas alargados, pára-choques traseiro com um novo extractor e deflector fixo, em fibra de carbono. Ainda assim, uma das suas características visuais mais marcantes e diferenciadoras poderá residir na nova grelha, idêntica à utilizada pela versão de competição e que, de futuro, deverá ser utilizada em todos os modelos com a chancela AMG.

Para reduzir o peso do conjunto, e este fique abaixo dos 1570 kg do AMG GT S, o capot, os guarda-lamas e a tampa da mala deverão ser construídos em fibra de carbono – com isto, o modelo deverá acusar na balança um valor um pouco superior a 1500 kg. Para isso contribuirá, ainda, o interior mais simplista, com bancos de regulação manual e em que alguns elementos considerados não essenciais terão sido suprimidos.

A data de lançamento do novo AMG GT R também ainda não foi anunciada, mas decerto a sua comercialização terá início brevemente, devendo o seu preço ser substancialmente superior aos mais de 180 mil euros pedidos em Portugal pela versão GT S.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon