0
Posted Dezembro 22, 2017 by António de Sousa Pereira in |Notícias
 
 

Novo Honda Insight antecipado em Detroit

Está de regresso à oferta da Honda o nome Insight, estreado em 1999 pelo futurista automóvel de duas portas que foi o primeiro a utilizar o sistema hibrido IMA da casa japonesa, a que seguiu, em 2009, a sua segunda geração, desta feita um dois volumes e meio de cinco portas. O protótipo já muito próximo do que será a versão definitiva da nova geração do Insight fará a sua estreia em público já no início de Janeiro, no Salão de Detroit, estando a chegada do modelo de produção ao mercado marcada para o Verão de 2018.

Desta feita, o Insight toma forma numa berlina com cinco lugares a posicionar acima do Civic, parecendo óbvias as influências estilísticas do best-seller da Honda na sua novel criação, e que promete, face aos seus antecessores, oferecer outros níveis de refinamento e requinte, habitabilidade e desempenho. A animar o Insghit estará o novíssimo sistema de motorização hibrida da marca nipónica, composto por um motor a gasolina (em princípio, um 2.0 de ciclo Atkinson) e um motor eléctrico, esperando-se uma potência combinada superior a 200 cv.

Contudo, aqui, a grande novidade, e inovação, reside no facto de esta combinação dispensar a caixa de velocidades, seja ela convencional, automática ou CVT. A ligar os dois motores estão quatro conjuntos de engrenagens, que usam de uma relação fica para transferir a potência às rodas, dispondo, naturalmente, o Insight dos modos de funcionamento híbrido, exclusivamente a gasolina e totalmente eléctrico.


António de Sousa Pereira