CompararComparando ...

BMW 3.0 CSL Hommage R revelado

Artigo
BMW 3.0 CSL Hommage R revelado

Mais uma estrela da edição deste ano do Concurso de Elegância de Pebble Beach: chama-se BMW 3.0 CSL Hommage R e presta uma dupla homenagem – aos 40 anos de presença da marca bávara na América do Norte; e ao invejável sucesso na competição do 3.0 CSL de 1975, nomeadamente no campeonato IMSA. No fundo, é como que a variante de competição do protótipo 3.0 CSL Hommage estreado pela casa de Munique no Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, em Maio passado, de algum modo deixando antever o caminho que a BMW pretende seguir neste domínio.

Num interior quase totalmente em carbono, onde se destacam as bacquets com estrutura, também, em carbono; os cintos de segurança de seis pontos com as cores da BMW Motorsport; ou a roll cage em carbono, menção muito especial para a secção em madeira do tablier (já de si evocativa do 3.0 CSL, que até na variante de competição tinha revestimentos em madeira), através da qual é projectada a silhueta do circuito de Laguna Seca, e respectivos pontos de travagem – recordando a vitória aí obtida pelo 3.0 CSL em 1975. Ao mesmo tempo, a BMW desenvolveu um capacete com uma viseira na qual são projectadas, directamente no campo de visão do piloto, informações como a velocidade, a mudança engrenada ou o regime do motor – o que explica que, na coluna de direcção, exista apenas um pequeno ecrã que exibe informações secundárias, como tempos por volta, tempo total de corrida ou posição do veículo em pista em tempo real.

Outros pormenores que reforçam o conceito de “forma subordinada à função” são o extintor colocado entre os bancos dianteiros; os botões destinados ao corte de corrente montados um pouco à frente deste; ou o espaço destinado à colocação dos capacetes, o único existente atrás dos bancos. Interessante, ainda, o fato de competição especial, desenvolvido em colaboração com a Puma, cujas mangas se iluminam em função da actividade da condução sempre que as duas mãos do piloto se encontram em contacto com o volante bastante minimalista.

Quanto à mecânica, ainda não foram avançados quaisquer dados pela BMW relativamente a este protótipo. Mas é quase certo que sob o capot irá estar um seis cilindros em linha biturbo, em princípio com 3,0 litros de capacidade, quase seguramente coadjuvado por um motor eléctrico, que permita aumentar a espaços o rendimento, como já hoje acontece nalgumas competições, como a Fórmula 1.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon