CompararComparando ...

Ford Explorer Plug-In Hybrid: SUV híbrido plug-in para sete com 457 cv

Artigo
Ford Explorer Plug-In Hybrid: SUV híbrido plug-in para sete com 457 cv

A gama do SUV de maior porte vendido pela Ford no mercado europeu acaba de ser enriquecida com o novo Explorer Plug-In Hybrid. Como o próprio nome indica, trata-se da versão híbrida plug-in do modelo, animada por um grupo motopropulsor que combina um motor 3.0-V6 EcoBoost a gasolina com um motor eléctrico, para um rendimento combinado de 457 cv e 825 Nm (o que faz deste o mais potente dos híbridos da marca da marca da oval azul).

Já a bateria de iões de lítio, com 13,6 kWh de capacidade, assegura uma autonomia no modo totalmente eléctrico de até 42 km no ciclo WLTP (48 km no ciclo NEDC), o que muito ajuda a explicar os valores anunciados para consumos e emissões de CO2: 3,1 l/100 km e 71 g/km, respectivamente – podendo o utilizador optar pelos modos de condução EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Recarregar a bateria demorará cerca de 5h50m numa tomada de corrente doméstica a 230 Volt, ou aproximadamente 4h20m numa Wallbox ou num posto de carregamento.

Quanto à transmissão, está a cargo de uma caixa automática de dez velocidades e do sistema de tracção integral Intelligent All-Wheel Drive, complementado pelo controlo de tracção Terrain Manegement System (com os modos de funcionamento Normal, Sport, Trail, Slippery, Tow/Haul, Eco, Deep Snow e Sand) e pelo controlo electrónico de descidas HDC. Além de prestações dignas de referência (6,0 segundos nos 0-100 km/h e 230km/h de velocidade máxima), apesar das suas quase duas toneladas e meia de peso em vazio, o Explorer Plug-In Hybrid oferece, ainda, uma capacidade de reboque de 2500 kg, ao mesmo tempo que anuncia aptidões TT que não são, de todo, desprezíveis: altura ao solo de 204 mm, ângulo de ataque de 20,2° e ângulo de saída de 21,0°.

A ter em conta, igualmente, a funcionalidade: além dos sete lugares divididos por três filas de bancos, o Explorer Plug-In Hybrid conta com uma bagageira cuja capacidade varia entre 240 litros (com toda a lotação disponível), 635 litros (na configuração de cinco lugares) e 2274 litros (com as duas últimas filas de bancos rebatidas). Assim como com cinco tomadas de corrente de 12 Volt, duas tomadas USB na dianteira e na segunda fila de bancos, doze porta-copos, ar condicionado trizona e inúmeros espaços para arrumação de pequenos objectos, que, no total, somam nada menos do que 123 litros.

Os sistemas de assistência à condução são outra das apostas da Ford neste modelo, que conta com soluções como a travagem autónoma de emergência com detecção de peões e ciclistas; monitorização do ângulo morto com alerta de tráfego cruzado pela traseira; cruise control adaptativo com função stop&go;  sistema de leitura de sinais de trânsito; assistente activo à manutenção na faixa de rodagem; e assistente de travagem em marcha-atrás.

 

 

 

Qual é a sua reação?
Excelente
50%
Adoro
0%
Gosto
50%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

13 − 11 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.