CompararComparando ...

Kia Trail’ster Concept apela a aventuras fora de estrada

Artigo
Kia Trail’ster Concept apela a aventuras fora de estrada

Após muito secretismo, com dois “teasers” à mistura, a Kia revelou no Salão de Chicago o Trail’ster Concept, modelo que tem o Soul como base, mas que se destaca pelo conceito de mobilidade mais eficiente. Com efeito, o Trail’ster conta com um sistema de tracção integral e-AWD, combinando um motor turbo a gasolina à frente com um motor eléctrico montado atrás e que fornece potência às rodas traseiras.

Pensado para uma maior componente aventureira, o Trail’ster surge pintado em combinação de cores Polar Pearl Snowdrift/Terra Bronze Metallic (inspirando-se nas condições de neve e lama dos terrenos primaveris), destacando-se ainda pelo tejadilho de lona retráctil. As barras do tejadilho em alumínio permitem levar bicicletas de montanha ou pranchas de snowboard. A altura ao solo é maior face ao Soul e conta com pneus Pirelli Winter Carving de 245/45 de 19 polegadas específicos para maiores capacidades fora de estrada. O objectivo dessas alterações passa por maior demarcação do Soul comum, embora o formato da carroçaria seja semelhante.

“O Trail’ster concept é um olhar sobre o futuro próximo de como o Kia Soul de produção poderia evoluir para uma versão de tracção integral (AWD) produzida para escapar às ruas das cidades e partir para as montanhas. Pega no conceito de “ir a qualquer lado” de um SUV e aplica-o num pacote compacto e desportivo com um desenho expressivo a condizer”, referiu Tom Kearns, líder do desenho da Kia Design Center of America (KDCA).

No interior, a Kia aplicou uma combinação de couro castanho e elementos em alumínio para alguns detalhes do habitáculo, materiais de melhor qualidade e ecrã táctil de grandes dimensões para a consola central.

Quanto ao motor, este Trail’ster recorre a um bloco 1.6 turbo de quatro cilindros com 185 cv de potência acoplado a uma caixa automática de seis velocidades para o eixo dianteiro e a um motor eléctrico para o eixo traseiro que assim disponibiliza tracção integral para assistência a baixas velocidades, aceleração mais poderosa e tracção melhorada em condições de aderência precárias. Além disso, este sistema melhora também os consumos, funcionando apenas quando necessário e actuando como mecanismo de recuperação de energia. Embora as quatro rodas possam funcionar em coordenação, não existe uma ligação mecânica entre o motor térmico e o eléctrico.

O motor síncrono permanente de 27 kW (35 cv) do Trail’ster recebe energia de uma bateria de polímeros de lítio de 1.2 kWh, assistindo o motor térmico quando as condições do piso assim obrigam. Outra característica deste modelo passa pela movimentação em modo eléctrico durante 5 a 6 quilómetros desde que a condução seja muito cuidada.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro