CompararComparando ...

Nova Peugeot 308 SW no início de 2022 com duas opções híbridas plug-in

Artigo
Nova Peugeot 308 SW no início de 2022 com duas opções híbridas plug-in

No início do próximo ano será já possível adquirir em Portugal a nova Peugeot 308 SW, modelo que complementa a oferta do construtor francês da classe dos familiares compactos, juntando-se à berlina, revelada em Março e que ainda este Verão chegará ao mercado português (saiba mais aqui). Naturalmente, são inúmeros os componentes e soluções partilhados pelas duas variantes de carroçaria, mas também existem diferenças relevantes entre elas a reter, assim como atributos comuns que, pela respectiva importância, merece a pena recordar.

Obviamente, o que, à primeira vista, melhor distingue a carrinha do hatchback é a secção traseira, uma vez que a frente é em ambos mito semelhante, rompendo nitidamente com a geração anterior, e dominada pelas afiladas ópticas por LED de série em todas as versões (ainda mais finas, e com tecnologia LED Matrix nos níveis de equipamento GT e GT Pack), prolongadas pelas luzes diurnas em forma de presas no pára-choques, e complementadas por uma grelha em que surge em posição de destaque o novo símbolo da do leão marca de Sochaux. Também na 308 SW, a linha de tejadilho adopta uma acentuada inclinação em direcção à traseira, que a Peugeot afirma não comprometer a habitabilidade, acabando a traseira por ser dominada pelos farolins por LED ultrafinos já conhecidos do cinco portas, mas que aqui não estão unidos por uma faixa preta, para transmitir uma outra noção de espaço interior. Referência, ainda, para o eficaz desempenho aerodinâmico, confirmado por um Cx de 0,277, que não deixará de contribuir também para melhores consumos e emissões.

Tendo por base a mais recente evolução da plataforma modular EMP2 (Efficient Modular Platform), a nova 308 SW é não só 6 cm mais comprida (4,46 m) e 2 cm mais baixa (1,44 m) do que a sua antecessora, como conta com mais 55 mm entre eixos do que a berlina 308, para um total de 2732 mm. Naturalmente que tal atributo carretará benefícios indesmentíveis ao nível da habitabilidade, assim como da capacidade da mala, dotada de fundo amovível nas versões com motor térmico, de uma capacidade que varia entre 608-1634 litros, de uma tomada de 12 Volt, de iluminação por LED, de duas redes de arrumação e de ganchos para pendurar sacos. O banco traseiro rebate na proporção 40/20/40 e conta, para o efeito, com comandos na própria mala; o portão traseiro de operação eléctrica dispõe de sistema “mãos -livres”; e o habitáculo oferece inúmeros espaços de arrumação, inclusive na nova consola central.

Imprescindível referir, também, a mais recente evolução do i-Cockpit, com um novo volante compacto multifunções (em opção, com aquecimento); um painel de instrumentos digital de 10” de efeito tridimensional; um ecrã táctil de 10” para comando do novo sistema de infoentretenimento Peugeot i-Connect Advanced; botões do tipo i-toggle totalmente configuráveis a partir do nível de equipamento Allure; quatro tomadas USB C; ligação Bluetooth para dois telemóveis em simultâneo; e assistente pessoal virtual activado através da frase “OK Peuegot”. Outros predicados a ter em conta no interior, os bancos de novo desenho (revestidos em tecido, em malha técnica, em Alcantara, em pele estampada ou em pele nappa colorida, consoante os níveis de equipamento – incluindo, nas versões GT, um fio de cor Adamite que adorna, igualmente, o tablier, os painéis das portas e as almofadas de espuma na consola), os quais contam com certificação ergonómica AGR nas versões de topo, podendo, igualmente, dispor de regulações elétricas de dez vias com duas memórias, função de massagem e aquecimento.

Do lote de melhorias operadas no interior fazem ainda parte o pára-brisas aquecido, o pára-brisas e o óculo traseiro de maior espessura, os vidros laterais dianteiros laminados e acústicos nas versões mais dotadas, o retrovisor interior sem moldura a partir do nível Allure, e o ar condicionado totalmente revisto, para incrementar o conforto térmico. Outra novidade é o opcional sistema de som de alta-fidelidade Focal com dez altifalantes (quatro tweeters TNF de cúpula invertida em alumínio, quatro unidades de médios com membrana Polyglass e suspensão TMD de 165 mm, um altifalante central Polyglass e um subwoofer oval de bobina tripla Power Flower), um novo amplificador de 12 vias e 690 Watt (Classe D) e processador de som digital Arkamys.

A oferta de motores inclui, logo de início, cinco opções, todas de tracção dianteira e duas delas híbridas plug-in. A versão Hybrid 225 combina o motor a gasolina PureTech de 180 cv com um motor eléctrico de 110 cv integrado na caixa automática de oito velocidades, oferecendo 225 cv de potência combinada, e anunciando emissões de CO2 de 26 g/km e uma autonomia de até 59 km em modo totalmente eléctrico. Já a variante Hybrid 180 conjuga o motor a gasolina PureTech de 150 cv com um motor elétrico de 110 cv integrado na caixa automática de oito velocidades, parauma potência combinada de 180 cv, emissões de CO2 de 25 g/km e uma autonomia de 60 km em modo 100% eléctrico.

Em qualquer dos casos, a bateria de iões de lítio, com 12,4 kWh de capacidade e 102 kW de potência, pode ser recarregada pelo carregador monofásico de 3,7 kW proposto de série, ou de 7,4 kW disponível de opção. Os tempos de carregamento são de 1h55m numa Wall Box a 32 A com o carregador 7,4 kW; de 3h50m numa tomada reforçada de 16 A com o carregador de 3,7 kW; e de 7h05m numa tomada de corrente doméstica convencional de 8 A com o carregador de bordo de 3,7 kW.

A gama de motores de combustão inclui as opções a gasolina PureTech de 110 cv com caixa manual de seis velocidades; e PureTech de 130 cv com caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações. Ao passo que as opções Diesel estão a cargo da unidade BlueHDi de 130 cv, também ela disponível com caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações.

Por fim, uma palavra para os cada dia mais determinantes sistemas avançados de assistência à condução. A partir do início de 2022, toda a gama do novo 308 poderá montar o novo pacote Drive Assist 2.0, em que se incluem o cruise control adaptativo com função stop&go (nas versões com caixa automática) e o assistente activo à manutenção na faixa de rodagem, que adiciona três novas funções para vias com dupla faixa de rodagem: mudança semiautomática de faixa (propõe ao condutor a ultrapassagem do veículo imediatamente à sua frente, regressando depois à faixa original, operando entre os 70-180 km/h); recomendação antecipada da velocidade (propõe ao condutor adaptar a velocidade do veículo, acelerando ou desacelerando, consoante as indicações dos sinais de limitação de velocidade); e adaptação da velocidade em curva (disponível até aos 180 km/h, optimiza a velocidade em função do ângulo da curva).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
100%
Sobre o autor
zyrgon