CompararComparando ...

Novo Ford Focus ST no Verão com motores a gasolina e Diesel

Artigo
Novo Ford Focus ST no Verão com motores a gasolina e Diesel

Já foi oficialmente revelado pela Ford o novo Focus ST, para já, a versão mais dotada e desportiva da mais recente geração do familiar compacto da marca da oval azul. Desenvolvido pela Ford Performance, a divisão desportiva do fabricante norte-americano, o modelo volta a ser disponibilizado nas variantes hatchback de cinco portas, e carrinha Station Wagon, com motores a gasolina e Diesel, tendo o seu início de comercialização agendado para o próximo Verão.

Assente na nova plataforma C2 da Ford, o novo Focus ST, face aos restantes membros da sua gama, começa por distinguir-se por ser a primeira proposta da marca com tracção dianteira a contar com um diferencial autoblocante electrónico, fornecido pela Borg Warner. Ao que se junta uma configuração de châssis específica: além dos pneus Michelin Pilot Sport 4S especialmente desenvolvidos para o Focus ST, foram aqui introduzidas alterações tanto no sistema de travagem (discos dianteiros com 330 mm de diâmetro, traseiros com 302 mm de diâmetro) como nas suspensões – rebaixadas 10 mm, e com um amortecimento mais firme 20% na frente e 13% atrás, contam ainda com amortecimento pilotado CCD no Focus ST hatchback animado pelo motor a gasolina.

As opções de motor passam pela unidade 2.3 biturbo a gasolina da família EcoBoost, aqui capaz de debitar 280 cv/5500 rpm, e um binário máximo de 420 Nm constante entre as 3000-4000 rpm, permitindo ao mais potente Focus ST de sempre cumprir os 0-100 km/h em menos de 6,0 segundos. Em alternativa, está disponível o bloco turbodiesel de 2,0 litros da família EcoBlue, cm 190 cv de potência, e um binário máximo de 400 Nm constante entre as 2000-3000 rpm.

De série, ambos os motores têm acoplada uma caixa manual de seis velocidades, dotada, nas versões equipadas com o opcional Pack Performance, da tecnologia de controlo das rotações, estreada pela Ford no Mustang – uma solução que, além da luz que indica o momento ideal de trocar de mudança, utiliza a gestão electrónica para, momentaneamente, acelerar de forma automática nas reduções, sincronizando o regime do motor com a da caixa, assim acabando por replicar a célebre técnica do “ponta-tacão”, mas sem intervenção do condutor, e podendo por este, a qualquer momento, ser desactivada. Os Focus ST equipados com o motor 2.3 EcoBoost podem, igualmente, montar, em opção, a nova caixa automática de sete velocidades adaptativa com patilhas de comando no volante.

De referir que o novo Focus ST é, igualmente, o primeiro a dispor de selector de modos de condução, que inclui as opções Slippery/Wet, Normal e Sport. A que se junta o modo Track somente nos modelos equipados com o Performance Pack, o mesmo acontecendo com a função Launch Control.

Ilustrativos da vocação e do potencial do novo Focus ST são, de igual modo, e entre outros, o painel de inspirado no do Ford GT (em que a pressão do turbo, a pressão do óleo e a temperatura do óleo são apresentadas digitalmente num exclusivo ecrã Ford Performance); os bancos dianteiros desportivos Recaro com pespontos cinzentos; o punho da alavanca de comando da caixa e as soleiras das portas em alumínio, com logótipo ST gravado; a pedaleira em alumínio; e os elementos decorativos hexagonais. No exterior, refiram-se as jantes de liga leve de desenho exclusivo; a grelha com novo desenho na parte superior e inferior; os apêndices aerodinâmicos adicionais (com destaque para o deflector traseiro); a dupla ponteira de escape; e as pinças de travão vermelhas (apenas com o Performance Pack).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    4 + 14 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.