CompararComparando ...

Novo Mercedes CLA está pronto e chega em Maio

Artigo
Novo Mercedes CLA está pronto e chega em Maio

A Mercedes acaba de dar a conhecer a nova geração do CLA Coupé, modelo que será produzido em Kecskemét, na Bungria, e tem a sua chegada ao mercado aprazada para o próximo mês de Maio. A estreia oficial em público teve lugar no CES, em Las Vegas, e foi protagonizada pela versão CLA 250, animada pelo motor a gasolina de 225 cv e 350 Nm, combinado com a caixa pilotada 7G-DCT de dupla embraiagem e sete velocidades, mas a marca da estrela já garantiu que, quando do lançamento, o modelo será proposto numa ampla gama de motores Diesel e a gasolina, com caixas manuais e pilotadas, e tracção dianteira ou integral 4Matic. Como é da praxe, durante o primeiro ano de comercialização, será disponibilizada a edição limitada Edition 1, com equipamento de série reforçado e diversos detalhes estéticos destinados a sublinhar a sua exclusividade.

Visualmente, e como não espantará, dado que a sua base é o novo Classe A, o CLA da nova geração adopta os mesmos pressupostos estilísticos do modelo que lhe está na génese, acabando por ser a secção traseira o seu elemento mais marcante e distintivo. Aí marcando presença de destaque os amplos farolins bipartidos, que podem ser integralmente por LED, merecendo ainda referência, neste particular, o bom desempenho aerodinâmico, confirmado por um Cx de 0,23, para o qual concorrem soluções como os novos spoilers com aletas dispostas longitudinalmente aplicados nos guarda-lamas, a grelha frontal com cortina eléctrica ou o desenho das próprias jantes, cujas dimensões variam entre 16” e 19”.

A configuração interior é, também ela, naturalmente, quase decalcada do novo Classe A, pelo que, aqui, o destaque principal vai, por inteiro, para a evolução do enaltecido sistema de infoentretenimento MBUX. De seu nome MBUX Interior Assist, visa facilitar a utilização natural do veículo, podendo ser operado sem contacto do utilizador e funcionando com luz do dia, como em total escuridão.

Permite, ainda, a adaptação dos conteúdos do ecrã quando, por exemplo, uma mão se aproxima do ecrã táctil no tablier ou do touchpad na consola central, sendo os elementos individuais destacados de acordo com o menu activo no momento – com o o sistema a conseguir distinguir, também, entre as pretensões do condutor e as do passageiro. O controlo gestual também foi aperfeiçoado e ampliado, ao ponto de existirem funções controláveis sem necessidade de praticar um gesto especifico: no escuro, a luz de leitura pode ser ligada e desligada estendendo a mão no sentido do espelho retrovisor; caso o condutor incline o corpo para o lado do banco do passageiro dianteiro desocupado, e em condições de escuridão, esta zona será automaticamente iluminada, e logo que a mão for retirada desta área, a luz volta a ser desligada de modo automático.

Dinamicamente, o novo CLA beneficia da generosa largura de vias (mais 63 na frente, mas 55 mm atrás face ao seu antecessor), do centro de gravidade mais baixo, da suspensão traseira multilink, do sistema Direct-Steer incluído de série, dos apoios hidráulicos do eixo dianteiro, de uma barra estabilizadora de maior diâmetro e de um ESP especialmente afinado para realçar o seu potencial neste domínio. Em opção é proposto o amortecimento adaptativo ativo, que permite escolher entre uma configuração mais confortável ou uma afinação mais desportiva.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

    Deixe uma resposta

    12 + 9 =

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.