CompararComparando ...

Novo Porsche Macan: primeiras imagens da geração 100% eléctrica

Artigo
Novo Porsche Macan: primeiras imagens da geração 100% eléctrica

Embora já não constitua novidade que o Macan da próxima geração será totalmente eléctrico, a Porsche acaba de revelar algumas imagens dos primeiros protótipos de desenvolvimento físicos, naturalmente ainda bastante camuflados, de um modelo que já há algum tempo anda a ser testado, virtual e efectivamente, em ambiente computacional como nas instalações da marca de Weissach. Com lançamento comercial aprazado para 2023, será o primeiro Porsche assente na nova plataforma modular PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em conjunto com a Audi, a mesma que está na génese do recentemente revelado Audi A6 e-tron concept, protótipo que antecipa o futuro A6 eléctrico (saiba mais aqui), e que servirá propostas não só destas duas marcas, como também da Bentley.

Tal como o Taycan, o Macan eléctrico contará com arquitectura de 800 Volt, garantindo a casa germânica que o mesmo oferecerá um desempenho eléctrico E-Performance condicente com os seus pergaminhos, ou seja, combinando uma elevada autonomia para viagens de longa distância, carregamento rápido de alta performance e as melhores prestações da classe – numa frase, e nas palavras dos próprios responsáveis da Porsche: “O Macan totalmente elétrico será o modelo mais desportivo no seu segmento”. Para já, está em curso um exigente programa de testes, sob condições climatéricas e topográficas extremas, que, além de protótipos reais, inclui vinte protótipos digitais, para simulação de diversos parâmetros de desenvolvimento, como aerodinâmica, operação, acústica e gestão de energia, mormente o carregamento e o acondicionamento da bateria de alta tensão.

Contudo, e como o caminho para a electrificação é percorrido a diferentes ritmos, consoante as latitudes, a Porsche não vai deixar de contar com um SUV compacto para satisfazer os clientes para os quais um modelo de propulsão exclusivamente eléctrica não seja, ainda, a melhor opção. É por isso que o actual Macan, animado por motores de combustão interna, será profundamente actualizado ainda em 2021, por forma a poder conviver com o novo Macan eléctrico durante alguns anos em que os dois modelos serão comercializados em simultâneo.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.