CompararComparando ...

Novo Audi A7 Sportback já é oficial. Chega na Primavera

Artigo
Novo Audi A7 Sportback já é oficial. Chega na Primavera

Acaba de ser oficialmente apresentada pela Audi a mais recente geração do Audi A7 Sportback, cujo inicio de comercialização está agendado para a próxima Primavera. O coupé de quatro portas da marca dos quatro anéis pretende, como no modelo original, reunir num mesmo conceito um coupé (pelo estilo exterior), uma berlina (pela habitabilidade oferecida) e uma carrinha (pela sua versatilidade), contando com estrutura construída em aço e alumínio, e muitos outros componentes também em alumínio, prometendo valores referenciais em termos de robustez, aerodinâmica e silêncio a bordo.

Com 4969 mm de comprimento, 1908 mm de largura, apenas 1422 de altura, e uma distância entre eixos de 2926 mm, visualmente, o novo A7 Sportback incorpora a nova linguagem estilística da Audi, antecipada pelo protótipo prologue e estreada pelo novo A8. Em destaque, o longo capot, a generosa distância entre eixos, a linha de tejadilho dinâmica (com acentuada quebra em direção à traseira), a grelha Singleframe mais larga e mais baixa do que a do A8, as ópticas dianteiras por LED e a secção traseira inspirada na de um iate, com uma longa bagageira, cuja capacidade varia entre 5535-1390 litros.

O interior é, também ele, completamente novo, dominado por linhas horizontais, um esguio painel de instrumentos e uma consola central orientada para o condutor. A marca de Ingolstadt garante que o espaço disponível no habitáculo do novo A7 Sportback aumentou notoriamente, em especial para os ocupantes do banco traseiro, onde de série são propostos dois amplos lugares, estando em opção disponível um banco traseiro para três passageiros, do tipo 2+1 – ao passo que os bancos dianteiros podem ser do tipo multicontorno, aquecidos, ventilados e com massagem, em função das versões e níveis de equipamento.

O sistema de infoentretenimento MMI passa a contar comum ecrã táctil retráctil de 10,1”, tendo sido suprimido os anteriores botões de controlo convencionais por dois monitores tácteis de alta resolução. Na sua versão mais evoluída, denominada Plus, o MMI inclui o painel de instrumentos totalmente digital Audi virtual cockpit, de 12,3”, estando em opção disponível o head-up display. Tal como o novo A8, o A7 Sportback da nova geração também aposta forte na conectividade, permitindo, por exemplo, a memorização dos perfis de até sete utilizadores, com nada menos do que 400 parâmetros personalizáveis, além de estarem disponíveis diversos serviços.

Já através do botão AI, o condutor pode activar o sistema de estacionamento remoto, a lançar em meados do próximo ano, capaz de estacionar ou retirar o veículo do lugar em que esteja estacionado, seja num parque como numa garagem, e sem que seja necessário ao condutor estar a bordo do mesmo, activando e controlando o processo através de um App para smartphone. Neste domínio, convém salientar que o novo A7 Sportback, na sua especificação de topo, monta qualquer coisa como cinco sensores de radar, cinco câmaras, doze sensores ultrassónicos e um scanner de laser, não espantando, por isso, que ofereça nada menos do que 39 sistemas de assistência ao condutor.

Dinamicamente, a capacidade para o modelo conjugar um elevado nível de conforto com um temperamento desportivo é-lhe em boa parte assegurada pelo seu evoluído châssis, em que tudo é controlado através do novo ECP (Electronic Chassis Program), estando a suspensão disponível em quatro configurações: base, com molas de aço e altura normal; desportiva, rebaixada 10 mm; com amortecimento de controlo electrónico; e com amortecimento pneumático autonivelante. A isto há que juntar uma direcção mais apurada, e um sistema de travagem com discos que podem ter até 400 mm de diâmetro.

Ainda assim, a maior inovação neste capítulo será a opcional direção às quatro rodas, com uma relação de desmultiplicação que varia entre 9,5:1 e 16,5:1 em funç\ão da velocidade, por via de intervenções activas sobre os eixos dianteiro e traseiro, com as rodas traseiras a poderem virar até 5° – no sentido oposto à das dianteiras a baixa velocidade, para incrementar a agilidade do veículo; no mesmo sentido das dianteiras a velocidades iguais ou superiores a 60 km/h, para aumentar a estabilidade em linha recta e facilitar mudanças de direcção. Opcional é, também, o diferencial desportivo, destinado a aumentar a eficácia do A7 Sportback numa utilização mais desportiva.

Por fim, a gama de motores, em que todos estarão combinados com um sistema eléctrico de 48 Volt que serve de base a um sistema hibrido MHEV, capaz de, em conjunto com o alternador-motor de arranque, recuperar até 12 kW de energia durante a travagem, além de permitir andar “à vela” com o motor desligado, sempre que o seu funcionamento não seja necessário, a velocidades entre 55-160 km/h. Por seu turno, o sistema start/stop está agora activa desde os 22 km/h, e combina-se com a câmara dianteira para ligar o motor logo que o veículo da frente inicie a sua marcha.

No lançamento, o novo A7 Sportback será proposto apenas numa verdsão V6 a gasolina, mas pouco depois serão introduzidos na gama outros motores, de quatro e seis cilindros, a gasolina como a gasóleo. Quanto ao A6 Sportback 55 TFSI quattro S tronic, é animado pelo motor a gasolina 3.0-V6 TFSI de 340 cv e 500 Nm, combinado com uma caixa pilotada de sete velocidades e a tracção integral (que só activa o eixo traseiro quando necessário, para reduzir os consumos), o que lhe permitirá cumprir os 0-100 km/h em 5,3 segundos e alcançar 250 km/h de velocidade máxima (electronicamente limitada), para um consumo combinado anunciado de 6,8 l/100 km, sendo proposto, na Alemanha, a partir de €67 800.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon