CompararComparando ...

Maserati Ghibli e Quattroporte com versão Trofeo de 580 cv

Artigo
Maserati Ghibli e Quattroporte com versão Trofeo de 580 cv

Já foram apresentados pela Maserati os novos Ghibli Trofeo e Quattroporte Trofeo, ou seja, as novas versões de topo de ambos os modelos e, ao mesmo tempo, as berlina de produção em série mais potentes e velozes da história da marca do Tridente. Estes lançamentos permitem, ao mesmo tempo, ao construtor transalpino, que a designação Trofeo passe a indicar uma família de modelos, e não apenas a variante mais dotado do seu SUV, o Levante Trofeo, lançado em 2018 e animado pelo mesmo motor 3.8-V8 de 580 cv.

Pretendendo constituir o expoente máximo das respectivas gamas em termos de prestações, desportividade e luxo, Ghibli Trofeo e Quattroporte Trofeo distinguem-se, acima de tudo, e como seria esperar, pelo seu V8 a 90° de 3799 cc, com injecção directa de gasolina e dois turbocompressores twinscroll, capaz de dispobilizar 580 cv/6250 rpm e um binário máximo de 730 Nm, constante entre as 2250-5250 rpm. Uma evolução da unidade desenvolvida em parceria com a Ferrari, e construída pela marca do cavallino rampante em Maranello, já conhecida do anterior Quattroporte GTS, então com 530 cv, e do Levante Trofeo, já com o actual rendimento.

Quando instalado nas berlinas de tracção traseira da marca, este propulsor permite a ambas alcançarem 326 km/h de velocidade máxima, com o Ghibli Trofeo a cumprir os 0-100 km/h em 4,3 segundos, ao passo que o Quattroporte Trofeo executa o mesmo exercicio em 4,5 segundos. Do lote de atributos destes dois modelos fazem ainda parte a caixa automatica ZF de oito velocidades com calibragem específica; o diferencial traseiro autoblocante mecânico; a suspensão Skyhook com amortecimento pilotado (com triângulos sobrepostos na frente e do tipo multilink atrás); e o modo de condução Corsa, estreado no Levante Trofeo, que inclui a função Launch Control, adopta uma resposta mais imediata e directa da generalidade dos elementos mecânicos e torna mais permissivos o controlo electrónico de tracção e estabilidade.

Nos novos Ghibli Trofeo e Quattroporte Trofeo fazem ainda a diferença alguns elementos específicos, como, por exemplo, no exterior, a grelha frontal com barras verticais duplas e acabamento Black Piano; as aplicações em fibra de carbono nas molduras das tomadas de ar dianteiras e no extractor traseiro; ou os pormenores em vermelho nos perfis inferiores das saídas de ventilação laterais e no raio no emblema do Tridente colocado nos pilares C – ambos dispondo de jantes de 21” em alumínio. Exclusivo do Ghibli Trofeo é o capot redesenhado e dotado de duas saídas de ventilação, para melhor refrigeraçãodo motor.

Já no interior, o destaque vai para o ecrã de boas-vindas específico exibido pelo ecrã do sistema de infoentretenimento quando é accionada a ignição; para os encostos de cabeça com a insíginia Trofeo em relevo; e para o revestimento em pele natural Pieno Fiore de grão integral. Obivamente, Ghibli Trofeo e Quattroporte Trofeo contam, ainda, com todos os melhoramentos introduzidos quando da recente actualização das respectivas gamas, como sejam, entre outros, os farolins traseiros redesenhados, com um perfil tipo boomerang, inspirado no do 3200 GT e no do protótipo Alfieri; os mais recentes sistemas avançados de assistência à condução; o assistente virtual MIA (Maserati Intelligent Assistant); ou o ecrã do sistema de infoentretenimento com resolução melhorada e 10,1” (anteriormente de 8,4”).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

17 + 11 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.