CompararComparando ...

Novo Kia EV6 no Verão: até 585 cv e 510 km de autonomia

Artigo
Novo Kia EV6 no Verão: até 585 cv e 510 km de autonomia

Já foi revelado na íntegra o novo EV6, o primeiro Kia de propulsão exclusivamente eléctrica assente na plataforma modular E-GMP do grupo Hyundai, especificamente desenvolvida para o efeito (saiba mais aqui). Anunciado como um SUV crossover, pode ser considerado como que um “primo direito” do também novo Ioniq 5 (saiba mais aqui), e é, também, o primeiro de nada menos do que onze novos modelos 100% eléctricos que a marca irá lançar até 2026, sete assentes nesta plataforma, os restantes quatro derivados de outros já existentes. A chegada ao mercado está agendada para o segundo semestre deste ano, mas poderá ser encomendado online já a partir do segundo trimestre.

Como a Absolute Motors teve já oportunidade de noticiar (saiba mais aqui), o EV6 é caracterizado por um visual exterior marcante, criado ao abrigo de uma nova linguagem de design, baptizada como “Opostos Unidos” e inspirada nos contrastes possíveis de encontrar na natureza e na humanidade – a aplicar em todos os futuros novos modelos do construtor sul-coreano. Em destaque, a nova secção dianteira “Digital Tiger Face” (a qual integra as luzes de circulação de desenho muito particular e as ópticas com padrão de iluminação dinâmico sequencial); o pará-brisas com acentuada inclinação; as cavas das rodas alargadas; e uma traseira original e personalizada, dominada pelos pilares posteriores bastante inclinados, pelo deflector colocado no topo do portão traseiro e pelos farolins que se estendem a toda a largura do veículo, prolongando-se, até, pela lateral, até aos guarda-lamas traseiros. A versão de topo, denominada GT, exibe uma aparência ainda mais agressiva, segundo a Kia, sem precedentes num seu modelo totalmente eléctrico.

Atributo determinante do EV6 é, ainda, a conjugação de dimensões compactas (4680 mm de comprimento, 1880 mm de largura e 1550 mm de altura – registando as versões GT e GT-Line mais 15 mm de comprimentos e mais 10 mm de largura, e a variante GT menos 5 mm de altura) com uma generosa distância entre eixos de 2900 mm, o que lhe permite anunciar uma habitabilidade ampla, ao nível da de um SUV de médio porte. Ao mesmo tempo, a capacidade da bagageira é de 520 litros (1300 litros com o banco traseiro rebatido), existindo sob o capot dianteiro mais um espaço de arrumação, com 52 litros nas variantes apenas com motor traseiro, e com 20 litros nas derivações com dois motores.

No interior, destaque para o monitor duplo que serve o sistema de infonentrenimento e o painel de instrumentos totalmente digital, composto por dois ecrãs curvos de 12”, e para o head-up display com realidade aumentada. Interessante, o facto de os bancos serem revestido a tecido produzido a partir de 111 garrafas de plástico recicladas.

Ainda assim, a grande novidade agora anunciada pela Kia para o EV6 reside nas configurações mecânicas em que este irá ser proposto. Desde logo, existem duas opções de bateria (58 kWh e 77,4 kWh), ambas disponíveis com carregamento rápido a 400 Volt ou 800 Volt, por isso capazes de recuperar em 18 minutos 80% da respectiva carga (ou uma autonomia para 100 km em 4m30s no caso da bateria mais generosa conjugada com o menos potente dos motores). Além de alimentar o(s) motor(es) que animam o EV6, a bateria de alta tensão também pode ser utilizada para fornecer energia a dispositivos eléctricos externos (até 3,6 kW, o equivalente ao consumo de uma televisão de 55”, ou de um aparelho de ar condicionado, durante mais de 24 horas), ou para carregar outro veículo eléctrico.

Quanto a motores, referência para o facto de este ser o primeiro eléctrico da Kia disponível em versões de tracção a um só dos eixos (no caso, o traseiro), ou integral. Na base da oferta estarão as versões EV6 e EV6 GT-Line com bateria de 58 kWh, propostas com motor traseiro de 170 cv e 350 Nm; ou com dois motores e tracção total, para um rendimento combinado de 235 cv e 605 Nm, e uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 6,2 segundos. Já com bateria de 77,4 kWh, e motor traseiro de 229 cv e 350 Nm, os 0-100 km/h cumprem-se em 5.2 segundos e a autonomia é superior a 510 km; ao passo que, com dois motores e transmissão integral, o rendimento combinado é de 325 cv e 605 Nm.

No topo da oferta estará o EV6 GT, proposto numa única configuração: bateria de 77,4 kWh e dois motores, com um rendimento combinado de 585 cv e 740 Nm. Neste caso, os 0-100 km/h são cumpridos em somente 3,5 segundos, a velocidade máxima é de 260 km/h e o diferencial autoblocante electrónico traseiro dispõe de um software específico.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
António de Sousa Pereira
Absolute Motors é um projecto de informação essencialmente dedicado à área dos motores, com particular foco nos sectores dos automóveis e das motos, mas sem prejuízo de cobrir qualquer outra área de interesse manifesto para os seus leitores.
Comentários
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

4 × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.